Dissolução
DISSOLUÇÕES
Trabalho solicitado pelo professor Carlos na disciplina de Química com finalidade para nota da II Unidade. Alunas: Ana Vitória, Giovana, Larissa, Lavínia e Mécia, 2º A.
Julho de 2013
Capela do Alto Alegre - BA
DISSOLUÇÕES
A dissolução é um fenômeno importante no qual uma ou mais substâncias, os solutos, se misturam de forma homogênea com uma outra substância, o solvente. Ocorre porque as moléculas do solvente envolvem as partículas de sólidos do soluto, dissolvendo-os. E podem ser classificadas como endotérmica ou exotérmica.
Endotérmica: a temperatura sobe facilitando a dissolução, e aumentando a solubilidade. Nesta, a curva de solubilidade é ascendente.
Exotérmica: a temperatura sobe dificultando a dissolução, e diminuindo a solubilidade. Nesta, a curva de solubilidade é descendente.
Há diversos fatores que influem na dissolução:
PH: dependendo do caráter ácido ou básico do soluto, há maior ou menor dissolução do mesmo em função do pH do solvente.
Agitação: em geral, quanto maior a agitação, melhor a dissolução.
Tamanho do soluto: quanto menor a partícula de soluto a ser dissolvido, melhor sua dissolução.
Temperatura: em geral, o aumento da temperatura facilita a dissolução.
Constante dielétrica do solvente: para solutos polares, quanto maior a constante dielétrica do solvente, melhor a dissolução.
Uso de co-solventes e substâncias hidrotrópicas: facilitam a dissolução. Exemplos: álcool como co-solvente do metilparabeno em água; iodeto de sódio e iodeto de potássio facilitam a dissolução do iodo em água.
NÃO CONFUNDA DISSOLVER COM DILUIR
Quando se mistura o pó para refresco em água e mexer bem, o pó está sendo dissolvido no solvente água. Agora, ao se acrescentar mais solvente à solução para diminuir a concentração, estará ocorrendo uma diluição. Logo se seu refresco está “muito forte” (concentração alta), basta