Dissertação, o estudo!
ESTUDOS SOBRE A DISSERTAÇÃO
ROBSON NASCIMENTO PEIXOTO 2ª ANO.
A INTRODUÇÃO
Vamos iniciar o estudo com alguns esclarecimentos sobre a primeira parte da estrutura que é a introdução. O primeiro parágrafo de uma dissertação deve ser claro, objetivo e conciso, preferencialmente. Um ou dois períodos iniciais expressando de maneira sucinta a ideia central (ou núcleo), convencionalmente chamada de tópico frasal ou tese (ideia defendida pelo autor).
Seguem EXEMPLOS demonstrando algumas possibilidades para se iniciar um texto:
1 – Uma cena descritiva: Exemplo:
O som invade a cidade. Buzinas estridentes atordoam os passantes. Edifícios altíssimos cobrem os céus cinzentos da metrópole. Uma fumaça densa e ameaçadora empresta a São Paulo o aspecto de fotografias antigas sombreadas pela cor do tempo. É a paisagem tristonha da poluição.
2 – Uma frase declarativa ou afirmação: Exemplo:
O artista contemporâneo, diante de um mundo complexo e agitado, tem por missão traduzir o mais fielmente possível essa realidade. Mesmo que pareça impossível impedir que o subjetivismo esteja presente, deve-se despir de opiniões já estabelecidas de pré-julgamentos ou preconceitos, a fim de que essa tradução seja fidedigna.
3 – Frases ou expressões nominais: Exemplo:
Baixos salários. Médicos descontentes. Enfermagem pouco qualificada. Falta de medicamentos. Desvio de verbas. Hospitais insuficientes e mal aparelhados. Atendimento precário. Esse é o retrato da saúde pública brasileira.
4 – Resgate histórico ou dados retrospectivos: Exemplo:
As primeiras manifestações de comunicação humana nas eras mais primitivas foram traduzidas por sons que expressavam sentimentos de dor, alegria ou espanto. Mais tarde, as