Trabalho sobrfe o ´cio

1690 palavras 7 páginas
O projeto de mestrado em ciência política
(IFCH – Unicamp)

O Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp apresenta abaixo as características gerais da dissertação do seu programa de mestrado.
O departamento visa oferecer, com este documento, uma orientação geral e flexível aos estudantes sobre o trabalho de dissertação. Não se trata, portanto, de um modelo detalhado e fechado. Na definição de um projeto de dissertação, podem surgir problemas complexos e específicos e soluções inovadoras que só devem ser encaminhados de acordo com o caso particular. Não se trata, tampouco, de definir aspectos conteudísticos do trabalho de dissertação atinentes à sua orientação teórica, à escolha do tema e ao encaminhamento concreto da pesquisa. Essa definição é atribuição do próprio estudante com a ajuda e a supervisão do seu orientador.
As características gerais da dissertação e as exigências aqui estabelecidas conciliam o padrão tradicional de excelência acadêmica da nossa universidade e do nosso departamento com a recente redução do período da bolsa de mestrado imposta pelas agências de fomento. Em relação ao modelo de dissertação de mestrado consagrado pela tradição no nosso programa, reduzimos a amplitude do trabalho e mantivemos as exigências de qualidade.

I – O conceito de dissertação: monografia, dissertação e tese

O nosso programa é um programa de mestrado estrito senso que, diferentemente dos programas de mestrado lato senso, deve habilitar os estudantes para a realização de pesquisa científica. Em decorrência disso, a dissertação é imprescindível para a obtenção do título de mestre. A dissertação distingue-se tanto da monografia, que é produzida no final de alguns cursos de graduação, quanto da tese, que é exigida para se obter o título de doutor.
A Monografia de Conclusão da Graduação é, acima de tudo, um exercício do estudante, tem uma função pedagógica, formativa, e não se exige que apresente uma

Relacionados