Dissertação “manifestações da cultura organizacional: estudo com a aparência da mulher em empresas metalúrgicas multinacionais de sorocaba e região"
________________________________________
07/03/2012 - 19H03
As professoras Solange Baladelli Cardoso e Maria Ogécia Drigo ministrarão palestra sobre Etiqueta Corporativa, num evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial (Aberje), na quinta-feira (dia 08), em São Paulo.
As professoras apresentarão os resultados da dissertação “Manifestações da Cultura Organizacional: estudo com a aparência da Mulher em empresas metalúrgicas multinacionais de Sorocaba e região", defendida pela professora Solange, no Mestrado em Comunicação e Cultura da Uniso, com a orientação de Ogécia, em dezembro passado.
Para o evento, são esperados 200 participantes, entre diretores e gerentes de comunicação de empresas, que terão diversas atividades ao longo do dia, das 9h às 18h. O evento será realizado no Instituto Aberje, que fica na Avenida Angélica, 1761. Mais informações: www.aberje.com.br/diadamulher.
A pesquisa – Na pesquisa, que buscou compreender a construção da aparência da mulher no contexto organizacional, foram entrevistadas 464 trabalhadoras de setores administrativos de empresas multinacionais metalúrgicas de Sorocaba e Região.
Com 33 anos em média, 1,64m de estatura e 66 kg de peso, com predominância de cabelos e olhos castanhos e pele branca, segundo a pesquisadora, essas mulheres são, em sua maioria, graduadas ou pós-graduadas e atuam na mesma empresa há seis anos, em média. Ocupam cargos operacionais das áreas administrativas em funções tidas como ‘femininas’ e recebem salários menores que os homens, na mesma função. Poucas têm cargos no alto escalão.
Para essas mulheres, conforme detalha a pesquisadora, a aparência envolve bom humor, vestir-se com elegância e discrição, gestos moderados, voz baixa e suave, pele, unhas e cabelos bem cuidados, corpo depilado, sobrancelhas bem delineadas e maquiagem. Não é primordial o corpo musculoso, mas a