Diretrizes Educacionais Pedagógicas para a Educação Infantil
Neste documento, ele pretende retomar algumas daquelas bases pedagógicas já definidas com o intuito de ampliar e esclarecer aspectos centrais das orientações apresentadas em alguns documentos. E referenciado, especialmente, à função social da educação infantil, aos núcleos da ação pedagógica e às implicações desses aspectos para uma definição do caráter da docência, do papel das professoras e professores. Então as propostas pedagógicas das instituições de educação infantil devem respeitar os seguintes fundamentos norteadores: princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, solidariedade e do respeito ao bem comum; princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício de criticidade e do respeito a ordem democrática; princípios estéticos de sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
O desenvolvimento das experiências educativas, depende de uma organização pedagógica cuja dinâmica ou metodologia tenha base na intensificação das ações das crianças relativas aos contextos sociais culturais, no sentido de ampliar as interações sociais , da brincadeira e das mais variadas formas de linguagem, por isso a apropriação dos sistemas simbólicos de referencia exige, considerar as crianças como o ponto inicial inseridas no âmbito de uma infância determinada. Nos cabe ainda destacar que o projeto educacional pedagógico é mais amplo e exige a definição dos processos de organização e estrutura que viabilizarão o cumprimento das funções sócio educativas da educação infantil: o espaço e os materiais, os mecanismos de relação com as famílias e os processos de formação dos profissionais.
A Pedagogia da Infância exige, portanto, tomar como objeto de preocupação os processos de constituição do conhecimento pelas crianças, como seres humanos concretos e reais pertencentes a diferentes contextos sociais e culturais, também constitutivos de