DIREITOS HUMANOS2
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS
PROFESSORA: LEYDE RENÊ
9º PERÍODO
KEMILLY MIRANDA DE MESQUITA
FILME: 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO
TERESINA, 27 DE MAIO DE 2015
FILME 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO
A história do filme “12 anos de escravidão” é baseada nas memórias de Solomon Northup. Um homem negro, livre, letrado, morador do Norte dos Estados Unidos, carpinteiro, músico e que vive com sua mulher e seus dois filhos. O filme é retratado em meados de 1841, alguns anos antes da abolição oficial da escravatura.
Solomon Northup é atraído por uma boa proposta de emprego, onde acaba sendo enganado e exilado de seu país sendo posteriormente escravizado. Isto acontece em meio a Guerra Civil Norte-Americana, e Solomon é levado para o sul do país uma região até então pró-escravista, para trabalhar em fazendas de algodão pelo período de 12 anos no estado de Lousiana. Solomon é separado de sua família, sem direito a recorrer por sua liberdade, é obrigado a mudar seu nome, tendo que passar 12 anos vivendo uma mentira e escondendo ser um homem letrado e inteligente.
O filme possui uma característica de crueldade, logo no começo com cenas fortes de espancamento, tortura e maus tratos contra homens, mulheres e crianças negras. Mas que expressa a realidade e credibilidade vivida naqueles tempos. É incrível também a maneira como o filme instiga os sentimentos mais perturbadores, impossível permanecer indiferente a história de sofrimento vivida não apenas por Solomon, mas por todos os escravos que fazem parte da trama. O que torna tudo ainda mais revoltante, é saber que não foi algo produzido apenas para ficção e que todas as condições subumanas as quais eram submetidos os negros, aconteceram realmente. Numa época onde a única lei que existia era a lei dos homens brancos.
Por se tratar de uma história baseada em fatos reais, e se tratando de um assunto tão presente em nossa história (liberdade) é possível encontrar em