direitos humanos
CAPITALISMO
E DIREITOS HUMANOS
8.1 Contextualizando
No capítulo 7, você aprendeu sobre a globalização e suas causas. Viu também que o capitalismo e seu modo próprio de produção e expansão podem ser considerados uma das principais causas da globalização. E mais ainda: que a globalização e suas causas têm uma relação direta com o tema dos direitos humanos.
Pois bem, o capitalismo impõe sem dúvida uma série de importantes desafios aos direitos humanos. É por esta razão que decidimos dedicar um capítulo exclusivo só para tratar do assunto.
Neste capítulo, você terá a oportunidade de aprender mais de perto quais são as principais características do capitalismo e porque este sistema econômico impõe tantos desafios aos direitos humanos. Não se trata de avaliar se o capitalismo é um bom sistema econômico ou se há alternativas mais viáveis a esse sistema. Deixamos esse questionamento para os economistas.
O que tentaremos fazer aqui é simplesmente pensar o capitalismo em suas interfaces com os temas que permeiam todo o livro-texto, tais como a ética, a cidadania, o direito e, em especial, os direitos humanos.
Esperamos que, a partir da leitura desse capítulo, você amplie seus horizontes e consiga entender a relação entre os diversos temas do livro-texto.
E o mais importante. Esperamos que fique claro que os grandes temas que permeiam a nossa experiência estão sempre conectados. Ética tem relação com o direito; direito tem relação com economia; economia tem relação com direitos humanos; direitos humanos têm relação com ética; e assim por diante.
Ética, cidadania e direitos humanos
173
Capítulo 8
Quando nós aprendemos os temas isoladamente, acabamos percebendo a realidade de forma fragmentada. Os temas se relacionam porque a própria realidade é complexa. A realidade não é formada por partes isoladas. Então, os temas que tratam dela também não devem ser entendidos como se fossem isolados. Essa é a missão deste livro-texto