Verdade e Conhecimento
Introdução
No desenvolvimento do trabalho a seguir você encontrará a presença de informações que procuram enfatizar as definições de verdade; a verdade na filosofia; a relação da verdade com alguns pensadores; os tipos de verdade; o que é conhecimento? O conhecimento e os primeiros filósofos; conhecimento e verdade, entre outras.
Em uma breve síntese temos: A Verdade é a eterna busca da filosofia, mais não existe uma única verdade, e as verdades, com o tempo, e novos conhecimentos, mudam de definição. A filosofia procura a verdade com diversas ferramentas: A Metafísica se ocupa da natureza da verdade; A Lógica, da sua preservação; A Epistemologia trata de conhecer a verdade.
O Conhecimento é constituído pelo conjunto da memória, do entendimento, e das informações globais, de que a filosofia dispõe, para analisar as questões impostas.
A Lógica significa pensamento, ideia, razão lógica, argumento, relato, raciocínio, e cuida das formas corretas de pensar e construir os raciocínios, sendo por tanto um importante instrumento do pensamento.
A Epistemologia se preocupa em como o conhecimento é adquirido e conservado, e trata dos problemas filosóficos relacionados à crença e ao conhecimento.
Segundo Marilena Chauí “atitude filosófica” é a não aceitação de certezas e crenças estabelecidas, isto porque seria papel da filosofia buscar a verdade.
No entanto, a grande questão é: será possível atingir a verdade em uma sociedade globalizada, dominada por uma grande quantidade de informações, muitas das quais servem aos interesses do sistema capitalista?
Além do fato que a própria definição de verdade comporta múltiplos conceitos.
Entretanto, a busca pela verdade passa necessariamente pelo combate contra o dogmatismo, a crença de que o mundo é tal como observado e percebido inicialmente, sem possibilidade de contestação.
Neste sentido, a atitude dogmática é conservadora, evita novidades e modificações, enraizando-se em crenças