O Conhecimento e a Verdade
Análise Crítica sobre o texto "O Conhecimento e a Verdade.”
Para que se possa analisar melhor e apresentar qualquer manifestação a respeito do texto "O Conhecimento e a Verdade" é necessário, preliminarmente, buscar o significado destas duas palavras.
Conhecimento, por definição, representa o ato ou o efeito de conhecer. Remete também à ideia, à noção de alguma coisa, ao saber, à instrução. Já a verdade significa a identidade de uma representação com a realidade representada, exatidão, autenticidade. O que é certo.
Pois bem. Tais definições foram retiradas de dicionários e refletem a opinião de determinados autores. Entretanto, adentrando ao tema verdade, observa-se que o assunto já foi bastante debatido, sendo difícil encontrar uma teoria exata e única para o referido termo.
Para Nietzche (filósofo alemão do século XIX), por exemplo, a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição de verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição do oposto da mentira. Mas para a filosofia de René Descartes (filósofo, físico e matemático do século XVII) a certeza é o critério da verdade.
A filosofia estuda a verdade de diversas maneiras. A metafísica se ocupa da natureza da verdade. A lógica se ocupa da preservação da verdade. A epistemologia (estudo científico da ciência, sua natureza e suas limitações, também conhecida como Teoria do Conhecimento) se ocupa do conhecimento da verdade.
É notória a abrangência que envolve os entendimentos acerca do que é a verdade. Todavia, aceitando os mais óbvios e claros conceitos, pode-se afirmar que a verdade é qualidade pela qual as coisas se apresentam tais como são. É a realidade dos fatos. Tem a ver também com algo em que se pode acreditar fielmente e que não implica em contradição.
Existe, contudo, a verdade obtida por meio de dados científicos, devidamente estudados, analisados e comprovados, assim como a verdade concebida pela fé. Citam-se