Pediculose do pubis
Sumário
Introdução 4
Conceito DST: pediculose do púbis 5
Sintomas 5
Prevenção 5
Tratamento 5
Conclusão 6
Bibliografia 7
Introdução
No seguinte trabalho solicitado pela professora Vera no módulo de higiene e profilaxia falando sobre o assunto de DSTS: pediculose do púbis do curso técnico de enfermagem da instituição de ensino UNIPACS (unidade profissional de atenção a ciência da saúde) irá apresentar ao decorrer do desenvolvimento o conceito, tratamento, sintomas e prevenção para um melhor conhecimento sobre o assunto.
Conceito DST: pediculose do púbis
Pediculose do púbis ou ftiríase é um parasita classificado como piolho chamado de piolho – caranguejo (phthirus) que se infesta na região pubiana, coxa, nádgas, pelos do nariz, axilas e etc. O macho mede um milímetro, a fêmea um milímetro e meio e suas lêndeas (ovos) medem dois milímetros, podendo se manifestar tanto em homens quanto em mulheres, é considerada mais contagiosa, pois ela também pode ser transmitida através de roupas, toalhas e vasos sanitários e não somente pelo sexo.
Sintomas
Uma das únicas manifestações desta infestação são lesões pelas picadas do parasita e coceira por causa da saliva liberada quando suga o sangue do hospedeiro, podem ocorrer alterações da pele semelhantes à urticária (vergões vermelhos na pele), bolhas e manchas azuladas. Sendo que o parasita não pode ser visto olho nu mas sim com uma lupa os sintomas desta infestação surge apenas depois de uma e duas semanas depois do contato com o piolho do púbis – caranguejo.
Prevenção
Para prevenir esta infestação é necessário que venhamos a impedir o contato com os piolhos e a fixação das lêndeas para isso é preciso ter uma boa higiene, não compartilhar e não usar pertences pessoais de outras pessoas como: travesseiro, roupas, toalhas,