Direitos humanos e ressocialização
O presente trabalho tem como objetivo de estudo o tema: “Direitos Humanos e Ressocialização”. A ressocialização não está diretamente ligada na reabilitação, mas guardar consigo a garantia de que os seus antecedentes estarão guardados em sigilo. Ressocializar ou discriminar aquele que já cometeu um ato ilegal, afeta diretamente os Direitos Humanos e o princípio da dignidade humana.
Afinal a exclusão social de um ser humano pode ser considerada a etapa mais difícil de ressocialização ao retornar a sociedade, devendo assim coibir qualquer forma de desigualdade fazendo prevalecer o princípio da dignidade humana.
Palavras - Chave: Reabilitação; Ressocialização; Descriminar; Direitos Humanos.
Sumário
1. Introdução
2. Ressocialização
3. Sistema Carcerário no Brasil e no mundo
4. Disposição dos Direitos Humanos
5. O papel da sociedade nos Direitos Humano
6. Conclusão
7. Referências
1.Introdução
Direitos Humanos e Ressocialização; demonstra como seu maior objetivo estudar a reabilitação criminal e o seu contexto em nível de Brasil voltado aos Direitos Humanos, uma vez que o tema é de extrema preocupação e interesse da sociedade atual moderna que sofre inúmeros crimes todos os dias, onde os apenados cumprem sua pena na esperança de uma nova oportunidade.
A Ressocialização e a meditação da sociedade se da a partir da preocupação a frente de preservar os Direitos Humanos e a busca pela igualdade social tanto de um ex- condenado como da sociedade em um todo.
Neste trabalho serão demonstrados fatores imprescindíveis à ressocialização dos apenados, fazendo o devido debate sobre a ressocialização e a inclusão dos ex-apenados ao convívio social e humano.
Desta forma, a ressocialização do ex criminoso não pode ser apenas um benefício social ou jurídico, e sim um meio de garantia da humanidade, reintegrando em sociedade os condenados que cumpriram suas penas, para que possam ser