Filogenia dos artropodes
Academico: Raphael Reche RA: 2407351092
Livro: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA:saberes necessários a pratica educativa
Autor: PAULO FREIRE
Paulo elaborou uma teoria que tem como base o dialogo que possibilita a conscientização com objetivos de formar cidadãos em atividade na sociedade.
Uma coisa e certa sempre que estamos prestes a fazer algo realizar alguma tarefa devemos saber onde estamos indo no que vamos mexer por exemplo quando vamos cozinhar temos que saber manusear um fogão mexer com uma panela e tudo mais e assim também saber lidar com os riscos e assim vai aprendendo com os próprios erros acertando aos poucos as receita assim vai poder se tornar um cozinheiro sendo que não basta teórica tem que haver a pratica.
Na própria capa ele já diz que ninguém amadurece do dia pra noite .
Ensinar acaba não sendo transferir conhecimentos conteúdos nem formar e sim a ação pela qual um sujeito criador da a forma estilo ou alma a um corpo indeciso. E o educador também sempre tendo que aprender mais buscar mais o seu próprio saber, não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.
Destaca valores como simplicidade, humanitarismo, esperança e bom senso: aspectos distantes da sociedade atual.
Uma palavra legal citada foi a palavra assumir e um verbo transitivo que pode ter como objeto o próprio sujeito que assim assume.Assim o professor tem que enteder que um simples gesto pode marcar o aluno .
Sendo assim o professor tem q saber usar brincar com as palavras para assim o aluno entender oque esta sendo requisitado dele e para saber bem das palavras tem que existir a famosa PESQUISA.
Os órgãos da classe deveriam priorizar o empenho da formação permanente dos quadros do magistério como tarefa altamente política e repensar a prática das greves, inventando uma nova maneira de lutar que seja mais eficaz. A luta dos professores pela dignidade de sua função, não só é