Direitop
Contextos ecológicos: promotores de resiliencia, fatores de risco e de proteção.
O modelo biologico do desenvolvimento humano
Para compreender o desenvolvimento não se deve investigar somente o ser em questao, investiga-se tambem os ambientes que ele convive e ate mesmo os mais distantes. No modelo de Bronfebrenner a familia, a escola entre outros tem diferentes influencias no desenvolvimento do ser, porem interelaciona a pessoa, o tempo e o processo.
O contexto
No primeiro modelo bioecologico são analisados quatro ambientes: microssistema, mesossistema, exossistemas e macrossistema. Microssistema é o ambiente de convivio, familia e escola a interação depende da disposição dos seres envolvidos.
Mesossistema é a intersecção entre dois sistemas como a familia e a igreja. O comportamento do individuo da igreja influencia seu comportamento na escola, ou seja, são interdependentes.
O exossistema corresponde ao local em que o ser não está inserido, porem influencia os ambientes que ele frequenta.
Por ultimo o macrossitema abrange e interfere nos anteriores, é a situação economica e politica do país, a cultura, sua descendência e normas de conduta e comportamento.
O processo
O ser humano é considerado um ser biopsicologicamente em evolução. As formas formas de interação no ambiente Mis proximo é denominado processos proximais, estes são os que mais influenciam o desenvolvimento psicologico, que podem determinar sua trajetoria de vida.
A pessoa
A pessoa é analisada de acordo com seu perfil biopsicologico como experiencia de vida com sua interação no ambiente. As caracteristicas das pessoas são tanto produtoras como produtos do desenvolvimento.
O tempo
O tempo é analisado de três formas:
Microtempo refere-se ao tempo de duração de relações estabelecidas entre as crianças e seus pares ou familia.
O mesotempo está relacionado ao ciclo de atividades rotineiras como mês e semana.
O macrotempo comtempla eventos constantes dentro da