direito e moral
NORMAS ÉTICAS
As normas éticas dizem respeito à orientação dos comportamentos pela religião, moral, costumes e regras de trato social.
DIREITO E MORAL
Direito e moral são palavras distintas, porém se influenciam e se completam, e devido a esse fato é que se faz necessário o estudo dessa relação.
CONTEÚDO:
Direito visa a criação de um ambiente dotado de segurança e ordem, para que o indivíduo possa desenvolver-se nas mais variadas esferas, tanto na área pessoal, profissional e cultural.
Moral : se destina a aperfeiçoar o ser humano, sua consciência e para tal lhe impõe deveres na relação consigo mesmo e para com o próximo.
A moral tem como ideia e valor central o conceito de bem, que pode ser entendido como tudo aquilo que promove e desenvolve o ser humano. A partir dessa ideia central são retirados princípios e diretrizes até se chegar às regras morais, que influenciam o comportamento e a mentalidade humana.
As regras da moral, quando descumpridas, ensejam sentimentos de natureza íntima em cada indivíduo, ou seja, arrependimento, vergonha, censura pessoal e mesmo social, mas não geram sanções de ordem pública, aplicadas por autoridades legalmente constituídas.
Lawrence Hughes abandonou sua fé Testemunha de Jeová para lutar por uma transfusão de sangue para sua filha, Bethany, que tinha leucemia aguda. Desde então, ele perdeu sua filha, fora rejeitado pelos seus filhos sobreviventes, e se divorciou de sua esposa.
Povos
Egípcios
Babilônicos
Chineses
Gregos
DIREITO= MORAL= RELIGIÃO
Ausência de autonomia do Direito:
“Nas sociedades antigas, a severidade dos costumes e a coação religiosa permitiam obter espontaneamente o que o direito conseguiu fazer mais tarde, com muita coersão”. (Roubier)
Romanos:
“Non omne quod licet honestum est.”
(O permitido pelo direito nem sempre está de acordo com a moral).
Iluminismo:
Moral x Direito
- Thomasius: Coercibilidade (marca do Direito):