DIREITO E MORAL
1 - CARACTERISTICAS DA MORAL
Moral é um conjunto de ideais de uma única pessoa ou de uma coletividade. Esses ideais dependem de cada individuo e sua relação com o mundo ao seu redor (a moral é influenciavel). Como regra geral a moral é baseada entre o bem e o mal, tem duas funções na sociedade: orientar e avalaiar o comportamento humano. A moral vem a ser um indicador para as pessoas ex: fazer bem e não mal, desviando dessa ordem por ex acarretaria a punição espiritual, esclusão da sociedade ou medidas legais. O direito e a moral são regras de conduta para manter uma sociedade organizada o não comprimento dessas regras acarreta a sanções. Com modernização a sociedade fica cada vez mais indiviualista mas oferece espaço para esse indiviuo crescer então formam uma sociedade com vinculos respeintando os interesses dos membros. Como a moral depende da consciencia de cada individuo o direito na sociedade moderna tem o papel de regular a vida dos individuos que a compõe.
- SOLIDARIEDADE MECÂNICA: É QUANDO A VONTADADE DA COLETIVIDADE PREVALECE A VONTADE DO INDIVIDUO.
2 - DIFERENÇAS ENTRE DIREITO E MORAL NA SOCIEDADE MODERNA
Classificação dos cinco elementos basicos das principais diferenças entre regras juridicas e morais na sociedade moderna.
2.1- FINALIDADE
As regras morais tem o objeivo do aperfeiçoamento do individuo (eu), as regras juridicas são para o convivio em sociedade (coletivo). O direito quer preservar a vida e os demais bens do indiviuo,
Não esta interressado em porque você segue as regras apenas em que você siga as regras, há casos em que é aplicado como no crime doloso ou culposo. Ele age de forma que a ação do indiviuo não venha interferir na coletividade.
2.2- FONTE E CRITERIO DE RECONHECIMENTO
A fonte da moral vem da coletividade ou de quem lidera a comunidade, podendo ser outonoma ou heteronoma. A primeira é quando o indiviuo decide por si só, tem seus propios mandamentos. A segunda é