Direito tributário
IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS
UMC
2012
REPORTAGEM
Edição do dia 26/03/2012
27/03/2012 01h10 - Atualizado em 27/03/2012 01h50
Governo estende redução do IPI da linha branca
Também serão desonerados móveis, laminados, luminárias e lustres.
O IPI reduzido vai valer até 30 de junho.
Roberto Paiva São Paulo, SP
O governo vai abrir mão de quase R$ 500 milhões para estimular a indústria. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (26) pelo ministro Guido Mantega, em encontro com representantes da Federação das Indústrias de São Paulo.
O governo resolveu estender a redução do IPI da linha branca, que terminaria em março, por mais três meses, e conceder o benefício para outros setores da indústria. O IPI do papel de parede vai cair de 20% para 10%. Luminárias e lustres de 15% para 5%. Laminados de 15% para zero e em toda a linha de móveis, de 5% para zero.
“O setor de móveis estava reclamando um pouco porque as pessoas iam comprar geladeira, fogão, mas não compravam móveis e agora terão chance também de adquirir móveis a um preço mais reduzido”, diz o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
O IPI reduzido vai valer até 30 de junho. O governo estima que vai deixar de arrecadar quase R$ 500 milhões.
O ministro Guido Mantega disse que a contrapartida da indústria será a manutenção dos empregos. Segundo ele, não deverão ocorrer demissões nos setores beneficiados enquanto vigorar a redução do IPI. “Com essas medidas nós esperamos estimular a economia a uma reativação econômica, nós estamos começando um aquecimento da economia nesse 1º semestre de 2012. Vai aquecendo gradualmente de modo que no 2º semestre devemos estar crescendo a taxas próximas de 5%”.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2012/03/governo-estende-reducao-do-ipi-da-linha-branca.html
COMENTÁRIO A RESPEITO DA REPORTAGEM
Os incentivos fiscais do governo, como essa recente baixa nas alíquotas do IPI, tem ajudado a manter o crescimento nas