direito tributario
ARQUILENE DA SILVA
ANALISE DE INVESTIMENTO
PORTO VELHO/RO
2013
ARQUILENE DA SILVA
MODELO DE DIVERSIFICAÇÃO DE MARKOWITZ
Trabalho elaborado para avaliação parcial da disciplina de analise de investimento , do 6º período do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA.
DOCENTE: MARILEIDE FRANCO
Porto Velho/RO 2013
1. Introdução
Segundo Harry Markowitz, “o processo de seleção de uma carteira de ações pode ser dividido em dois estágios. O primeiro começa com observação e experiência e termina com opiniões sobre a performance futura dos negócios avaliados. O segundo estágio começa com as opiniões relevantes sobre o futuro e termina com a escolha de uma carteira de ações”. Markowitz, com o clássico trabalho “Portfolio Selection” em 1952 determinou a fronteira eficiente de ativos de risco a partir da premissa de selecionar carteiras que maximizassem a taxa de retorno para um dado nível de risco e minimizassem o nível de risco para uma dada taxa de retorno esperada. O objetivo deste estudo é apresentar um modelo de seleção de portfólios a fim de otimizar a relação risco-retorno entre os ativos.
2. Risco
O risco apresenta várias definições, passando por Markowitz, que o retrata na área financeira, como sendo a variância ou o desvio em relação a uma média.
Atualmente, o conceito de risco é utilizado diariamente na maioria das operações financeiras. Uma definição simples de risco dada por Gitman(1997) “O risco em seu sentido fundamental, pode ser definido como a possibilidade de prejuízos financeiros”.
Mais formalmente, o termo risco é usado como incerteza, ao referir-se à variabilidade de retornos associada a um dado ativo. O risco de um investimento está ligado à probabilidade de se ganhar menos que o esperado. O risco, no mercado