Direito publico e privado
Os impactos ambientais causados pelas micro e pequenas empresas
Em 2000 pesquisas revelaram que as micro e pequenas empresas estavam entre os maiores causadores de impacto ambientais. Essas empresas não tem políticas ambientais adequadas, ao contrario das grandes empresas. Muitos danos caudados ao meio ambiente ocorrem de maneira bem simples, as oficinas são um bom exemplo. Jogam embalagem com restos de óleo e graxa, resto de tinta usada na pintura de carros em lixo urbano, que acaba se misturando com lixo domestico o que resulta na poluição dos lençóis subterrâneos. Elas cometem erros por não ter se acostumado com as normas ambientais, o principal deles é a falta de informações. Diante disso fica claro que não basta à criação de leis ambientais, é preciso que haja um conhecimento dessas empresas e do seu papel fundamental na luta contra a poluição ambiental.
As empresas e a preservação do meio ambiente
Em um tempo em que as pessoas estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente, o "Marketing Ambiental" surge como um diferencial interessante a ser adotado pelas empresas. Ações relacionadas a preservação do meio ambiente são vantajosas tanto para o ambiente quanto para a organização.
Ao contrario do que muitos pensavam em um passado não muito distante, onde a preservação ambiental era encarada pelo empresariado como algo que geraria maiores gastos e, conseqüentemente, diminuiria as margens de lucro, hoje em dia ela é bastante usada e lucrativa para as empresas. É muito mais viável e lucrativo para uma empresa, por exemplo, investir na preservação do meio ambiente do que investir na recuperação deste mesmo após a degradação gerada pelas ações de uma empresa.
Atualmente todos nos estamos bastante preocupados com as mudanças ambientais que vem ocorrendo e que poderam ocorrer futuramente. Essa mentalidade criada pelos consumidores pode ser bastante aproveitada pela empresas visto que a busca por produtos ecologicamente corretos aumente cada vez