Associação de resistores
Muito comum em vários sistemas, a associação de resistores é empregada quando se necessita de uma resistência que somente pode ser atingida com a associação de dois ou mais resistores. A associação de resistores pode ser representada pela resistência equivalente, que expressa a resistência total da associação. Significa dizer que, essa associação poderia ser substituída por um resistor de valor igual ao da resistência equivalente apurada nos cálculos, sem que isso alterasse o funcionamento desse circuito.
Existem três tipos de associação de resistores:
Associação em série
Uma associação em série como a da figura 1, é caracterizada pela corrente elétrica uniforme. Quer dizer, que a corrente elétrica que passa pelo 1º resistor da associação, é exatamente igual a corrente elétrica que passa pelos outros resistores na associação em série. Neste tipo de associação, o resistor equivalente é igual a soma de todos os resistores que fazem parte da associação.
Figura 1: Associação em série de resistores.
Req = R1 + R2 + R3
Associação em paralelo
Uma associação em paralelo como a da figura 2, é caracterizada pela tensão uniforme. Ou seja, a tensão no 1º resistor é exatamente a mesma nos demais resistores na a associação em paralelo.
Figura 2: Associação em paralelo de resistores.
Neste tipo de associação, o resistor equivalente é dado pelo cálculo da fórmula abaixo.
1Req = 1R1 + 1R2 + 1R3
Obs: O cálculo da resistência equivalente pode ser facilitado calculando-se o valor inverso da soma dos valores inversos na fórmula acima. Utilizamos a função inversa de uma calculadora científica para isso.
Associação mista
Em uma associação de resistores do tipo misto, como na figura 3,podem ser encontradas associações em série e associações em paralelo. O cálculo da resistência equivalente neste tipo de associação é mais trabalhoso, entretanto, é feito com as mesmas fórmulas utilizadas para o cálculo da resistência