direito público e privado
RESUMO
O direito vem do latim, “ directum ”aquilo que é correto, são normas de conduta que regem
,
uma sociedade no tempo, pois, o tempo muda, a sociedade evolui e ao evoluirmos acabamos mudando a concepção de direito. Onde há sociedade há conceito de direito e para vivermos nessa sociedade precisamos de normas de convivência e essas normas se evidenciam através de leis. O direito é dividido em dois ramos, sendo direito público e direito privado. Decorrente disto podemos considerar que o direito público é o direito do Estado, o qual disciplina normas de interesses gerais e coletivos, enquanto o direito privado é o direito dos indivíduos, onde são regulados através de normas de interesses particulares dos indivíduos.
PALAVRAS - CHAVE: Direito; Estado; Direito Privado.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo, abordar alguns conceitos referentes ao direito.
Todavia, dando ênfase ao direito público e direito privado salientando, suas diferenciações.
Vale lembrar que nenhum dos termos acima citados, está desvinculado um do outro, pois todos estão de uma forma interligada e possuem suas especificidades no meio jurídico.
No entanto, o significado do direito é muito mais amplo do que se possa descrever.
Podemos conceituar direito como sendo a área do conhecimento humano, que pesquisa, ordena e que possui um método para organizar os conhecimentos jurídicos, tendo como objeto de estudo as normas de um determinado sistema.
Sendo assim, direito significa o ordenamento jurídico, ou seja, conjunto de regras jurídicas que mostra aos homens como agir e se comportar de forma íntegra e honrada.
A RELAÇÃO ENTRE DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO
O direito deve ser compreendido como algo amplo. Dentro desse contexto, se enquadra o direito privado e o direito público, porém ambos são distintos, muitas vezes devido à questão cultural.
Cabe salientar, que acordo com Bobbio (p. 1997, p. 22): “
Durante