Direito do trabalho
AS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS NA JUSTIÇA DO TRABALHO
SÃO PAULO 2012 x AS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS NA JUSTIÇA DO TRABALHO
Projeto apresentado na Disciplina de Direito do Trabalho como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Direito.
Orientadora: x
SÃO PAULO 2012 SUMÁRIO
1 TEMA 4
2 JUSTIFICATIVA 4
3 PROBLEMA DA PESQUISA 5
4.1 OBJETIVO GERAL 6
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
6. METODOLOGIA 7
REFERÊNCIAS 9
PROJETO DE PESQUISA
1. TEMA
AS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS NA JUSTIÇA DO TRABALHO
2. JUSTIFICATIVA
A presente pesquisa estará limitada sobremaneira a verificar as negociações coletivas, que são a essência do Direito Coletivo do Trabalho. É um dos mais importantes métodos de solução de conflitos, sendo a modalidade autocompositiva privilegiada pela ordem juscoletiva. Em tal perspectiva o conflito coletivo é solucionado pelas partes, sem a intervenção de terceiros. Para Amauri Mascaro Nascimento, a negociação coletiva é característica do plurinormativismo do Direito, já que o seu resultado (convenção coletiva de trabalho) tem força de lei entre as partes. O que ocorre é que duas ou mais categorias econômicas (empresa, empregador) e profissionais (trabalhador, empregado) decidem condições de trabalho. Conforme previsto no artigo 611, § 1º e 2º da CLT, que assim determina:
TÍTULO VI - DAS CONVENÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO Art. 611 - Convenção Coletiva de Trabalho é o acordo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam