direito do trabalho
Resposta:
As conquistas trabalhistas se decorreram após muitas lutas, durante a civilização escravocrata não existiam leis que beneficiavam os escravos. No Brasil, por exemplo, a primeira lei que beneficiou esses escravos foi a Lei Áurea assinada pela rainha Elizabete que proporcionou a liberdade dos escravos. Mas foi por volta do século XIX que foram criadas as primeiras leis que beneficiavam os trabalhadores, durante a Revolução Francesa, que reconheceu o direito do trabalho. Mas a partir do fim da Primeira Guerra Mundial que surgiram as constituições que garantiram o direito do trabalho. No Brasil somente no governo de Getulio Vargas que são criadas as primeiras leis trabalhistas.
2. Por que se afirma que o período industrial foi o mais massacrante para o trabalhador?
Resposta:
No período da Revolução Industrial que aconteceu na Inglaterra nos séculos XVIII e XIX, o operário não tinha nenhum direito referente ao seu trabalho, todos eram obrigados a trabalhar em situações desumanas, homens mulheres, crianças, idosos trabalhavam cerca de 15 horas diárias, sem horário para almoço, nem descanso semanal e nenhum dos direitos que temos hoje e com salários insignificantes e seu trabalho era rotineiro, faziam sempre a mesma coisa, e mesmo quando machucavam não podiam ir a um médico e muito menos parar de trabalhar, as mulheres ganhavam seus filhos na própria fabrica e por não ter tempo para cuidar de seus filhos eram obrigadas a levarem para as fabricas.
3. Quais são as características do neoliberalismo e como ele está afetando as relações trabalhistas? Faça uma comparação e evolução histórica.
O neoliberalismo se caracteriza pela não participação do estado na economia, pela privatização das empresas, pela ênfase a globalização e aumento das multinacionais, ao protecionismo empresarial, ao aumento da produção e a lei da oferta e da