direito de trabalho
1) Após o estudo feito, é de afirmação a total responsabilidade do estabelecimento no ressarcimento aos clientes pelo prejuízos ocorrido dentro de suas dependências, individualmente os sócio proprietário deverá responder pela sua parte na sociedade, sendo cada uma portadora de um fundamento e consequências no campo jurídico:
- Na sociedade em nome coletivo, cada sócio responde ilimitadamente e isoladamente por qualquer ação social da empresa. Caso a dívida da empresa seja superior ao seu capital os sócios garantem o pagamento faltante com seus bens.- Na sociedade em comandita simples os comanditados respondem ilimitada e solidariamente pelas ações sociais e os comanditários obrigam-se pelos valores de suas quotas.- Na sociedade em comandita por ações os comanditados respondem ilimitada e solidariamente pelas obrigações da sociedade e os comanditários. - Na sociedade limitada tem a responsabilidade limitada dos sócios onde investem valores no capital e se responsabilizam por integralizar este capital.- Na sociedade anônima a responsabilidade dos sócios ou acionistas vai até o limite das ações.
2) Conforme descrito na questão anterior e no texto proposto, cada sócio responde ilimitadamente e individualmente por qualquer ação social da empresa. Caso a dívida da empresa seja de valor superior ao do seu capital, os sócios garantem o pagamento restante por meio de seus próprios patrimônios. Através do estudo realizado, entendo que o estabelecimento deve ressarcir todos os prejuízos causados aos seus clientes, a partir de dados comprovativos, assim mantendo a seguridade da falha por parte do estabelecimento, obrigando seus sócios a fazerem o ressarcimento de forma material, e até mesmo cabendo uma indenização por danos morais a seus clientes.