Eventos Técnicos e Científicos
BIBLIOGRAFIA
ALLEN, Jonny – Organização e gestão de eventos
MATIAS, Marlene – Organização de Eventos, procedimentos e técnicas
MELO MATIAS – Francisco – Marketing de Eventos
BERRY, Leonard – Serviços de satisfação máxima, guia prático de ação
CESCA, Cleuza – Organização de eventos- manual para planejamento e execução UTILIDADE DO EVENTO
Lançar, vender ou divulgar produtos e serviços
Estreitar relacionamentos
Criar, desenvolver ou fortalecer a imagem de uma instituição
Promover valores culturais
Motivar os funcionários
Gerar lucros
Minimizar prejuízos baixa temporada
O mercado de eventos nacional e internacional está em crescimento e caracteriza-se por ser altamente competitivo e lucrativo.
É impossível dissociar o setor de eventos da atividade turística. No mundo inteiro o desenvolvimento da captação e promoção de eventos vem sendo considerado o setor que mais retorno econômico e social oferece ao país e a cidade sede de um evento.
Portanto, as Feiras e os Congressos vêm merecendo uma disputa cada vez mais acirrada o que exige um planejamento e uma preparação das cidades brasileiras e do país, como um todo, interessados em explorar este rico nicho de mercado.
CONCEITUAÇÃO:
O entendimento do processo de captação de eventos pressupõe o domínio da terminologia utilizada pelos profissionais do setor.
São pertinentes algumas definições que certamente facilitam a comunicação a ser travada por todos os agentes envolvidos.
O termo “evento” abrange, sem dúvida, os mais diferentes tipos de realizações. Entretanto, consideraremos apenas os eventos técnico científicos objeto da nossa disciplina.
TÉCNICO – CIENTÍFICO: São eventos com caráter de estudo, com contribuição para o campo do saber de determinado assunto. Eventos científicos
São aqueles promovidos por entidades ligadas aos ramos das ciências naturais e biológicas. Conforme suas características, podem denominar-se: