Manual Atividades Complementares
CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
OBJETIVO
O presente manual tem por objetivo estabelecer os critérios para pontuação, validação e reconhecimento das Atividades Complementares do curso de Engenharia de Controle e Automação.
CATEGORIAS E MODALIDADES
Os alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação da PUCPR devem totalizar, ao longo do curso, 234 horas de Atividades Complementares.
As Atividades Complementares devem guardar ligação científica e acadêmica com o Projeto Pedagógico do Curso e compreendem atividades nas categorias de pesquisa, ensino e extensão.
Cada atividade reconhecida como complementar recebe uma pontuação específica, que é convertida em horas, como consta na TABELA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES.
Os projetos multidisciplinares ou interdisciplinares referem-se àqueles de característica opcional por parte do estudante e não previstos na matriz curricular do Curso.
Não são consideradas como complementares as horas de atividades realizadas junto às disciplinas de Estágio Supervisionado, Projeto Comunitário e Projeto Final de Curso (Trabalho de Conclusão de Curso).
O estudante deve participar de atividades que enriqueçam o processo de ensino e aprendizagem, estejam enquadradas nos grupos de atividades descritos a seguir, limitados aos valores máximos correspondentes a cada grupo.
Grupo 1 - Atividades Profissionais
O estudante pode integralizar até 90 (noventa) pontos nas atividades:
a) estágio curricular não obrigatório na área do Curso: 0,5 (meio) ponto por hora;
b) trabalho com vínculo empregatício, desde que na área do Curso: 0,5 (meio) ponto por hora.
Grupo 2 - Atividades Acadêmicas
O estudante pode integralizar até 160 (cento e sessenta) pontos nas atividades:
a) participação em palestras técnicas: 2 (dois) pontos por hora;
b) participação em congressos e seminários técnicos como ouvinte: 2 (dois) pontos por hora ou 10 (dez) pontos por participação quando não constar a carga horária;
c)