Direito Constitucional
(O Triunfo Tardio do Direito Constitucional no Brasil)
Professor Luís Roberto Barroso
Belo Horizonte
Setembro 2013
Trabalharemos o tema proposto juntamente com as atuais manifestações feitas por todo Brasil, e de forma objetiva abordar os assuntos expostos no Artigo feito pelo Professor Luís Roberto Barroso, de forma clara e objetiva, com respaldo doutrinário de alguns autores e respaldo constitucional.
“Chega de ação, queremos promessas”.
Assim inicia-se o artigo ao qual estamos trabalhando, trata-se de uma frase anônima que chamou a atenção de BARROSO, com um tom de perplexidade que o mesmo retrata a inversão da lógica nos dias atuais, de certo essa inversão se dá pela consciência ou até mesmo subconsciência de que, estamos em uma mudança constante na atualidade, segundo o autor tudo consequentemente devido à aceleração da vida. Aceleração que se dá de um ponto de vista amplo pela mudança social em que o nosso país está sofrendo, nos traz uma clara observação de que agora as pessoas acordaram para os seus reais Direitos.
A citação “O Direito passa neste momento por uma crise existencial” não passa despercebida, uma vez que essa crise se da justamente por exigir-se um posicionamento das autoridades políticas solicitando uma prestação de verbas sobre cada recurso que está sendo esbanjado de forma inconseqüente pelos nossos representantes políticos.
Agora a mudanças de conceitos, princípios, nível de aprendizado, cultura não na sua essência, mas na sua excelência entre outras alterações que, despertaram “O POVO BRASILEIRO” e mudaram a aceitação da sociedade as políticas impostas, com fundamentações banais que não se sustentam.
A constituição entre linhas visa o bem estar social, e seus direitos e garantias são direcionados a todos sem distinção de raça, religião, etnia entre outras.