Direito comercial
INTRODUÇÃO AO DIREITO COMERCIAL
NOME: Daniela Kraemer Lanferdini
TURMA: H2
MATÉRIA: Direito 2
PROFESSOR: Apolo
Data 20/11/2013
INTRODUÇÃO
O direito comercial é o ramo do direito privado, que cuida das relações dos comerciantes e empresários. O direito comercial abrange não só as noções básicas do direito comercial como também os artigos do código comercial e do código das sociedades comerciais que dizem respeito aos diversos tipos de sociedades.
O objetivo deste trabalho é demonstra toda e qualquer relação comercial dentro das leis do código do comercio.
O COMÉRCIO ATRAVÉS DOS TEMPOS
No início da civilização, os grupos sociais procuravam bastar-se a si mesmos, produzindo material de que tinham necessidade ou se utilizando daquilo do que poderiam obter facilmente da natureza para a sua sobrevivência – alimentos, armas rudimentares, utensílios. O natural crescimento das populações, com o passar dos tempos, logo mostrou a impossibilidade desse sistema, viável apenas nos pequenos aglomerados humanos... Passou-se, então, à troca dos bens desnecessários, excedentes ou supérfluos para certos grupos, mas necessários a outros [...]. Inegavelmente, a troca melhorou bastante a situação de vida de vários agrupamentos humanos.
Nessa época remota, as mercadorias que se barganhavam eram, na verdade, o que se produzia em excesso, tornando-se mais intensa essa atividade à medida que foi sendo necessário diversificar os materiais de que se dispunha, uma vez que a produção para consumo próprio já não era suficiente e as riquezas passaram a ser produzidas com fins de permuta.
Os grupos, nômades e geralmente de uma mesma família, isolados uns dos outros eram auto-suficientes; ao iniciarem um processo de aproximação, iniciou também a primeira forma de comércio – a troca. Com as trocas, as riquezas foram sendo melhor aproveitadas