direito aplicado a administração
Poder ser definida como uma situação de aumento continuo e generalizado no nível geral de preços ou seja movimentos inflacionários representam elevações em todos os bens produzido da economia,e não meramente o aumento de um determinado preço. Quando falamos sobre a inflação na Estados Unidos, referimo-nos maioritariamente à inflação baseada no índice de preços ao consumidor, ou seja IPC. O IPC americana reflete a evolução dos preços de um pacote de produtos e serviços padrão que as famílias na Estados Unidos adquirem para consumo. Para determinar a inflação, compara-se percentualmente o nível IPC de um determinado período em relação ao nível do período anterior. Havendo uma descida dos preços estamos então perante deflação (inflação negativa). Porque é que a inflação dos Estados Unidos é tão baixa?
Porque é que a flexibilização quantitativa tem coexistido com a estabilidade de preços nos Estados Unidos? Ou, como frequentemente ouço: “Porque é que a emissão monetária por parte da Reserva Federal não provocou uma inflação mais elevada?”
A inflação tem estado certamente em níveis muito baixos. Durante os últimos cinco anos, o índice de preços ao consumidor aumentou a uma taxa anual de apenas 1,5%. A medida de inflação preferida da Fed – o índice de preços para gastos com o consumo pessoal, excluindo alimentação e energia – também aumentou a uma taxa anual de apenas 1,5%. Por outro lado, a compra de obrigações com maturidades a longo prazo por parte da Fed durante este período tem sido invulgarmente elevada. A Fed adquiriu mais de dois bilhões de obrigações do tesouro e títulos garantidos por hipotecas, quase dez vezes a taxa anual de compra de títulos durante a década anterior. Só no último ano, a quantidade de obrigações no balanço da Fed aumentou mais de 20%.
PERGUNTAS
Porque é que a inflação dos Estados Unidos é tão baixa?
A inflação tem estado certamente em níveis muito baixos. Durante os últimos cinco anos, o índice de