Direito Aplicado a Administração
I – INTRODUÇÃO DO DIREITO
II – RAMOS DO DIREITO
III – FONTES DO DIREITO
IV – SUJEITOS DE DIREITO
V – DOS FATOS E ATOS JURÍDICOS
VI – DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
VII – DOS CONTRATOS
VIII – DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
IX – DOS DIREITOS DE EMPRESA
X – DOS TIPOS DE SOCIEDADE
XI – DOS CONTRATOS MERCANTIS
Professor: Marcos Dulcir Mozzer Fim
PATO BRANCO
2 0 1 1
DIREITO APLICADO À ADMINISTRAÇÃO
I - INTRODUÇÃO DO DIREITO
I.a – DA HISTÓRIA DO DIREITO
Como surgiram as Leis!!! Antigamente, muito antigamente, o ser humano viva sozinho, caçava para comer, bebia água do rio, se vestia com peles de animais, e se abrigava do tempo em cavernas. Era feliz e não sabia. Quando sentia necessidade de companhia, procurava uma fêmea e “dava uma paulada” na cabeça dela, arrastava esta para sua caverna, e vivam felizes para sempre. Naquela época o relacionamento entre os seres humanos era harmonioso, haviam poucos seres, estes viviam distantes uns dos outros, e cada um tinha sua própria família. É claro, desde aquela época já existia a chamada “prima pater”, onde quem mandava, quem estava em primeiro lugar, era o pai, o homem. E o relacionamento e convivência davam certo, não pelo fato do homem mandar, mas porque um deles mandava, e os outros obedeciam, haviam distribuição de tarefas: o homem caçava e a mulher cozinhava e cuidava da prole. Havia hierarquia e organização. Era também o chamado DIREITO NATURAL.
Com o passar dos tempos, foras crescendo o números das pessoas nas famílias, assim como, crescendo o número de pessoas, formando-se comunidades, vilarejos, vilas, até que formaram-se as cidades.
Com um maior número de pessoas reunidas, conseqüentemente surgiram disputas, brigas, por comida! Por roupas!, por mulheres!, e se fez necessário criar regras de convivência, para que todos pudessem viver juntos, no mesmo espaço, sem agredirem-se mutuamente,