Direito ambiental
Curso de Direito – Univale – Governador Valadares – MG
Direito Ambiental – Professora Suely F. P. Fernandes – 16/09/2012
Aluno (a) (s) - Período/Turma –
1) Abiótico – Caracterizado pela ausência de vida. Lugar ou processo sem seres vivos.
2) Abissal – Diz-se das profundezas marinhas onde não há mais vegetação verde.
3) Afluente – Curso de água ou outro líquido cuja vazão contribui para aumentar o volume de outro corpo d’água.
4) Água Tratada – Água a qual tenha sido submetida a um processo de tratamento, com o objetivo de torná-la adequada a um determinado uso.
5) Aluvião – Sedimentos geralmente de materiais finos, depositados no solo por uma correnteza.
6) Antrópico – Relativo á humanidade, á sociedade humana, á ação do homem. Termo de criação recente, empregado por alguns autores para qualificar um dos setores do meio ambiente, o meio antrópico, compreendendo os fatores políticos, éticos e sociais (econômicos e culturais ); um dos subsistemas do sistema ambiental, o subsistema antrópico.
7) Assoreamento – Processo de elevação de uma superfície, por deposição de sedimentos.
8) Aterro Sanitário – Método de engenharia para disposição de resíduos no solo, de modo a proteger o meio ambiente; os resíduos são espalhados em camadas finas, compactados até o volume praticável e cobertos com terra ao final de cada jornada.
9) Atmosfera – É uma camada de gases que envolve os corpos celestes, mantida pela força gravitacional. É dividida em cinco camadas; troposfera, estratosfera, mesosfera, ionosfera, e exosfera.
10) Barragem – Barreira dotada de uma série de comportas ou outros mecanismos de controle, construída transversalmente a um rio, para controlar o nível das águas de montante, regular o escoamento ou derivar suas águas para canais.
11) Biocida – Substancias químicas, de origem natural ou sintética, utilizadas para controlar