Dimensões de Marketing
Sabe-se que quanto mais avançada a nação, maior é a importância do setor de serviços na economia de um país. Entre as causas desta questão, destaca-se o maior poder aquisitivo da população, que permite que as tarefas tidas como mais rotineiras sejam transferidas a terceiros, prestadores serviços. Portanto, se faz necessário definir o que é um serviço, assim como mostrar a diferença existente entre os serviços e os bens tangíveis e apresentar as características predominantes em serviços. A distinção entre bens e serviços nem sempre é perfeitamente clara. Na verdade, é muito difícil fornecer um exemplo de um bem puro ou de um serviço puro. Um bem puro implicaria que os benefícios recebidos pelo cliente não contivessem elementos fornecidos por serviço. Da mesma forma, um serviço puro não conteria bens tangíveis.
Muitos autores afirmam que diversos serviços contêm pelo menos alguns elementos de bens tangíveis, como o cardápio de um restaurante, o extrato bancário ou a política escrita de uma companhia de seguros. A maioria dos bens, por sua vez, oferece pelo menos um serviço, como o de entrega.
Os consumidores diariamente utilizam os serviços, que estão em todos os lugares, interagindo com as ações das pessoas no cotidiano sem que se tenha consciência disso. No plano individual, assistir uma aula, palestra, ir ao salão de beleza e consultar um médico são exemplos de consumo de serviços. É notório que atualmente as empresas estão operando com margens de lucro cada vez mais reduzidas, a concorrência está cada vez mais acirrada e os clientes estão muito mais exigentes do que antigamente. Por isso, as organizações têm buscado constantemente aumentar a sua competitividade no mercado e garantir o crescimento sustentável.
Umas das estratégias adotadas pelas empresas nesse mercado de alta competição é o aprimoramento e a inclusão de características adicionais ao que era comumente comercializado. Essas características, em sua