Digestão, absorção e ingestão celular
A célula emite prolongamentos – pseudópedes, que englobam a partícula ingerida, formando uma vesícula endocítica que penetra no hialopalsma. Com ela podem fundir-se mais vesículas endocíticas (contendo enzimas), formando um vacúolo digestivo, onde ocorre a digestão do material fagocitado. As substâncias digeridas difundem,-se para o hialoplasma.
Digestão Intracelular
Nas células eucarióticas existe um conjunto de organelos delimitados por uma membrana semelhante à membrana celular que desempenham uma importante função na digestão intracelular.
Retículo endoplasmático
Extensa rede de membranas que se distribuem por todo o citoplasma. É formado por um conjunto de sáculos achatados – cisternas, vesículas e túbulos que comunicam entre si estabelecendo continuidade entre a membrana plasmática e a membrana nuclear.
Retículo endoplasmático rugoso (R.E.R.) – possui ribossomas ligados à face externa das suas membranas. É a maior região de síntese de proteínas da célula. Está relacionado com o transporte de proteínas sintetizadas nos ribossomas. Retículo endoplasmático liso (R.E.L.) – Não possui ribossomas. Encontra-se envolvido na síntese de fosfolípidos e na elaboração de novas membranas. Ambos estão relacionados com a síntese e transporte de substâncias.
Exemplo – As gotículas de lípidos captadas por pinocitose atravessam o citoplasma das células intestinais ao longo das cavidades do retículo. Diz-se então que este organelo é uma rede de distribuição dentro da célula.
Complexo de Golgi (C.G.) Constituído por um ou mais conjuntos de sáculos achatados de paredes lisas e membranosas (cisternas), associadas a um sistema de vesículas esféricas – vesículas golgianas. Ao conjunto de 3 ou mais sáculos sobrepostos chama-se dictiossoma. Normalmente nas células animais existe um dictiossoma, e nas células vegetais exsitem vários. (Dictiossoma constituído por uma face de formação – virada para o R.E. e uma face de maturação, onde se