Transporte
Os seres heterotróficos necessitam de obter matéria orgânica e não orgânica (água, minerais, vitaminas, glícidos, lípidos e proteínas) do meio ambiente, alimentando-se de outros organismos ou dos seus produtos. O processamento de alimentos pelos seres heterotróficos inclui os processos de ingestão, digestão e absorção.
Todos os animais, todos os fungos e grande parte dos protistas e das bactérias são heterotróficos.
A nível celular, o processamento e a utilização dos nutrientes são idênticos (fonte de energia e síntese de biomoléculas) nos seres unicelulares e nos pluricelulares e iniciam-se sempre com a sua absorção.
A absorção é a passagem de substâncias simples do meio externo para o meio interno. Nos seres unicelulares, a absorção ocorre directamente através da membrana celular. A ingestão de alimentos pelos seres pluricelulares, obriga a uma digestão extracelular, com transformação de moléculas complexas em moléculas mais simples, capazes de serem absorvidas pelas células.
Membrana plasmática
É responsável pela integridade da célula; Delimita a fronteira entre o meio intracelular e o meio extracelular, constituindo uma barreira selectiva, através da qual a célula processa trocas de substâncias e energia com o meio; Funciona como sensor, permitindo à célula modificar-se em resposta a diversos estímulos externos.
A membrana plasmática não é visível ao microscópio óptico, o que evidencia que a sua espessura é inferior ao poder de ampliação desse microscópio. O isolamento de membranas por técnicas específicas permitiu a identificação dos seus constituintes:
São complexos lipoproteicos podendo conter glícidos.
Qual a organização dos componentes das membranas?
Resolva o Doc. 1 da página 52 do seu manual
Sugestão de resposta ao Doc. 1
Ultra-estrutura da membrana
O modelo de Singer e Nicholson (ou do mosaico