Obten O De Mat Ria Pelos Seres
HETEROTRÓFICOS
Os seres heterotróficos necessitam de obter matéria orgânica e não orgânica (água, minerais, vitaminas, glícidos, lípidos e proteínas) do meio ambiente, alimentando-se de outros organismos ou dos seus produtos.
O processamento de alimentos pelos seres heterotróficos inclui os processos de ingestão, digestão e absorção.
Todos os animais, todos os fungos e grande parte dos protistas e das bactérias são heterotróficos. A nível celular, o processamento e a utilização dos nutrientes são idênticos (fonte de energia e síntese de biomoléculas) nos seres unicelulares e nos pluricelulares e iniciam-se sempre com a sua absorção. A absorção é a passagem de substâncias simples do meio externo para o meio interno.
Nos seres unicelulares, a absorção ocorre diretamente através da membrana celular.
A ingestão de alimentos pelos seres pluricelulares, obriga a uma digestão extracelular, com transformação de moléculas complexas em moléculas mais simples, capazes de serem absorvidas pelas células.( absorção)
INGESTÃO, DIGESTÃO E
ABSORÇÃO
Como os alimentos contêm, em regra, moléculas complexas, nos seres heterotróficos, desde os seres unicelulares até aos mais complexos, ocorre um conjunto de processos de modo que os constituintes dos alimentos sejam simplificados para poderem ser aproveitados a nível celular.
Deste modo, após a ingestão, as moléculas experimentam digestão a qual pode ocorrer no interior das células – digestão intracelular – ou fora das células
– digestão extracelular.
As substâncias mais simples resultantes da digestão podem então experimentar uma absorção.
DIGESTÃO EXTRACELULAR
Na maioria dos seres heterotróficos multicelulares, a digestão realiza-se fora das células – digestão extracelular – podendo ocorrer fora do corpo
(digestão extracorporal) ou dentro do corpo
(digestão intracorporal).
Nos fungos a digestão é extracorporal, com lançamento de enzimas hidrolíticas para o exterior do