Nutrientes
Segundo MAHAN, ESCOTT-STUMP, os macronutrientes são definidos como: "aquelas macromoléculas nas estruturas vegetais (e animais) que podem ser digeridas, absorvidas e utilizadas por outro organismo como fontes de energia e como substrato para a síntese de carboidratos, gorduras e proteínas necessárias para manter a integridade celular e do sistema". Os Macronutrientes são as substâncias que o nosso corpo precisa para poder funcionar adequadamente. São os nutrientes com a capacidade de serem absorvidos pelas células intestinais e utilizados como fonte de energia pelo organismo, além de desempenharem muitas outras funções vitais, como produção de hormônios e manutenção das membranas celulares.
[pic]
Os Macronutrientes podem ser definidos como os combustíveis que fazem funcionar o corpo humano - sem eles não há vida. Também são os nutrientes necessários em maiores quantidades pelo nosso organismo, e são encontrados nos alimentos que fazem parte da base da nossa dieta, como os cereais, as frutas e as carnes. Conheça, a seguir os três Macronutrientes que tornam possível a nossa existência: os carboidratos (e fibras alimentares), as proteínas e os lipídios.
S. Vuono
Os carboidratos são moléculas constituídas por carbono, hidrogênio e oxigênio, considerados fonte primária de energia para o organismo (glicose). O catabolismo (quebra) destes macronutrientes permite a liberação da energia química necessária para a formação do ATP, que é o combustível que as células do nosso corpo utilizam. Cada grama de carboidratos fornece 4 calorias. Esses nutrientes devem corresponder a