Nutrientes
1 INTRODUÇÃO 1
2 FUNÇÕES 2
2.1 CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS 3 2.2 PROTEINAS 4
2.3 SAIS MINERAIS 5 2.4 VITAMINAS 6
3 CONTEÚDO CALORICO 7
4 FIBRAS DA DIETA 8
5 TABELA 9
6 SAÚDE, CONSUMO E PROPAGANDA 11
7 CONCLUSÃO 13
Introdução
Todos os seres vivos desenvolvem processos para obter matéria e energia que lhes permitem elaborar a sua própria matéria e realizar as suas funções vitais. A este conjunto de processos que cada ser vivo realiza chamamos nutrição.
Funções
Um nutriente tem função energética quando ele fornece energia para o funcionamento das células, tem função plástica quando atua como "material de construção" das partes do corpo, por exemplo, para produzir novas células que substituem células mortas, e tem função reguladora quando atua no organismo ajudando a controlar uma ou mais atividades vitais.
Precisamos de cinco nutrientes básicos: os carboidratos, os lipídios, as proteínas, os minerais e as vitaminas.
Carboidratos e Lipídios
Carboidratos e lipídios são nutrientes orgânicos cuja função principal é fornecer energia às células. Alimentos ricos nestes nutrientes costumam ser chamados de alimentos energéticos.
Os carboidratos (ou Glicídios) estão presentes nas massas e açúcares e tem a função de produzir e armazenar energia. Já os lipídios são os óleos e as gorduras, tem a função de armazenar energia (reserva alimentar), manter a temperatura e dissolver algumas vitaminas.
Proteínas
São nutrientes orgânicos cuja função principal é fornecer aminoácidos às células. A maior parte dos aminoácidos absorvidos é empregada na fabricação das proteínas específicas do animal. Uma vez que as proteínas são os principais constituintes estruturais das células animais, costuma-se dizer que alimentos ricos nesse tipo de nutriente são alimentos plásticos. As proteínas são construtoras de tecidos