Tubo sonoro
............................................................................................................
1. O que é um tubo sonoro de extremidade aberta? Indique a sua descrição matemática. TUBO ABERTO: São tubos que apresentam as duas extremidades livres, de modo que em cada extremidade aberta sempre existe um ventre. Como ambas as extremidades são abertas, em cada uma delas devemos ter ventres. Seus harmônicos, frequências e comprimentos de onda são os seguintes. Considerando um tubo sonoro de comprimento ℓ, cujas ondas se propagam a uma velocidade v. Assim as possíveis configurações de ondas estacionárias são: [pic] As maneiras de vibrar podem, partindo destes exemplos, ser generalizadas como: [pic] E a frequência dos harmônicos será dada por: [pic] Como n não tem restrições, no tubo aberto, obtêm-se frequências naturais de todos os harmônicos.
2. O que é um tubo sonoro de extremidade fechada? Indique a sua descrição matemática. TUBO FECHADO: São tubos que apresenta uma extremidade livre e uma fechada, de modo que a extremidade aberta sempre existe um ventre. a extremidade fechada é sempre um nó. A seguir temos os sucessivos comprimentos de onda e freqüências para um tubo fechado de comprimento L. V representa os ventres (pontos de vibração máxima) e N os nós (pontos de vibração nula). Considerando um tubo sonoro de comprimento ℓ, cujas ondas se propagam a uma velocidade v. Assim as possíveis configurações de ondas estacionárias são: [pic] As maneiras de vibrar podem, partindo destes exemplos, ser generalizadas como: [pic] E a frequência dos harmônicos será dada por:
Em um tubo fechado, obtêm-se apenas frequências naturais dos harmônicos ímpares.
3. O que são cordas vibrantes? Indique a sua descrição matemática. Cordas vibrantes são cordas em que as duas extremidades