Tubos sonoros-Flauta de Pã
A fonte de qualquer som é um objeto vibrando. Praticamente qualquer objeto pode vibrar e assim pode ser uma fonte de som. Em um tubo de PVC, o ar é posto em vibração ao assoprar. Uma vez perturbado, o ar dentro do tubo vibra com uma certa variedade de freqüências, mas só certas freqüências persistem, aquelas compatíveis com um sistema de ondas estacionárias.
Quando excitados por ondas de fontes externas (sons de diapasões, por exemplo), nossos tubos de comportam como tubos abertos (abertos em ambas as extremidades), mas quando assopramos, comportam-se como tubos fechados (um extremo aberto e outro fechado). Por essa razão, nós nos preocuparemos só com as ondas estacionárias que se formam nos tubos fechados. Materiais:
1,8 m de tubo de PVC de 1/2 polegada; 8 rolhas de borracha para os tubos; Serra e Cola
Instruções
1
Corte o tubo de PVC em comprimentos de 30,5, 27,4, 24,4, 22,3, 20,1, 18,3, 16,2 e 15,2 centímetros. Estas medidas podem parecer muito precisas, mas irão garantir que a flauta toque uma oitava afinada.
2
Fazer uma flauta de pan com tubos de PVC
Lixe as bordas dos tubos cortados para suavizá-las.
3
Cole os tubos uns nos outros de modo que o tubo mais curto fique na extremidade esquerda e o mais longo na extremidade direita. Alinhe as bordas superiores.
4
Enrole o barbante ou fio ao redor dos tubos e cole. Você também pode usar fitas coloridas, cintas ou outros materiais para decorar os tubos e ajudar a estabilizá-los. Você também pode pintá-los nas cores que desejar.
5
A flauta