Artes
introdução
Iniciou-se a formação por uma larga área entre a Europa, África e Ásia, abrangendo o intervalo de aproximadamente 900 a.C. até 146 a.C., data em que a Grécia caiu sob o domínio romano. Entretanto, esses limites cronológicos não são um consenso entre os historiadores.
Sua cultura foi um legado de extrema importância para os séculos seguintes. Na arte, isso não é diferente. Grande parte dos estilos artísticos que foram aparecendo ao longo da história teve grande influência da arte criada pelos gregos. Até hoje, monumentos magníficos, como a Acrópole de Atenas, por exemplo, impressionam pela sua perfeição
Uma das principais características da arte grega foi a sua ligação com o intelecto, voltando-se para a vida do próprio homem. Os artistas gregos retratavam situações cotidianas e fatos históricos. Os gregos eram politeístas e, também retratavam figuras de deuses e seres mitológicos em suas obras. Entretanto, vale ressaltar que a arte grega foi a primeira forma de arte a valorizar o ser humano em si.
Pintura
A pintura grega destaca-se como arte decorativa da cerâmica, representando cenas mitológicas e costumes gregos. Os vasos gregos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação, para servir bem à função, eram utilizados para a realização de rituais religiosos alem de armazenar mantimentos. Por isso, a sua forma correspondia à função para que fossem destinados:
• Ânfora - vasilha em forma de coração, com o gargalo largo e duas asas;
• Hidra - (água) tinha três asas, uma vertical para segurar enquanto corria a água e duas para levantar;
• Cratera - tinha a boca bastante larga, com o corpo em forma de um sino invertido, servia para misturar água com o vinho, hábito muito comum dentre os gregos, visto que os