Seres unicelulares
2.1 Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos
2.1.1 Dos seres unicelulares aos seres pluricelulares
É nas células que as substâncias resultantes da digestão vão ser utilizadas. A vida das células depende do movimento de substâncias através da membrana celular/plasmática.
Os seres unicelulares fazem a digestão no interior da célula.
Os seres pluricelulares efetuam-na, de modo geral, extracelularmente.
2.1.1.1 Membrana plasmática
A membrana plasmática/celular mantém a integridade da célula e constitui uma fronteira entre dois meios distintos, assegurando a troca de substâncias, de energia e de informação entre esses meios.
Composição química e estrutura
Fosfolípidos Proteína extrínseca
Lípidos Glicolípidos Proteínas Proteína intrinseca
Colesterol Glicoproteína
Modelo Mosaico Fluído ou Modelo de Singer e Nicholson
2.1.1.2 Transporte de materiais através da membrana plasmática
Em todas as células e membrana plasmática permite a entrada e saída de substâncias de que as células necessitam e a saída de produtos resultantes da sua atividade. Uma das suas propriedades fundamentais é a permeabilidade seletiva (apenas deixa passar o que lhe interessa). Os mecanismos pelos quais ocorrem as trocas de materiais através da membrana celular são variados. Alguns são controlados por processos físicos (transporte não mediado) e noutros intervêm proteínas da membrana (transporte mediado).
Transporte não mediado
Muitas substâncias atravessam a membrana celular a favor do gradiente de concentração, ou seja, do meio onde se encontram em maior concentração para o meio onde se encontram em menor, atingindo assim um equilíbrio térmico entre os dois meios.
Difusão simples: ocorre sem mediadores; sem gasto de energia; a favor do gradiente de concentração.
Osmose: movimento da água através de uma