Obtenção de Matério
Obtenção da Matéria pelos
Organismos Heterotróficos
Ingestão, Digestão e Absorção
Mário Ferreira
2010
INGESTÃO, DIGESTÃO E ABSORÇÃO
A obtenção de nutrientes por parte dos seres heterotróficos inicia-se com a selecção dos alimentos. No entanto, a grande maioria dos alimentos é constituida por macromoléculas que dificilmente poderiam atravessar as membranas celulares.
Para poderem obter os nutrientes necessários, os seres heterotróficos necessitam de processar os alimentos. Este processo pode ser dividido nas seguintes etapas:
1
14-11-2010
INGESTÃO, DIGESTÃO E ABSORÇÃO
A digestão pode ocorrer no interior das células (digestão intracelular) ou fora delas
(digestão extracelular), no interior de cavidades ou em órgãos especializados.
A digestão extracelular pode ocorrer, excepcionalmente, fora do corpo (digestão extracorporal). No entanto, na maior parte dos casos, a digestão extracelular ocorre no interior do organismo, no interior de um tubo digestivo mais ou menos evoluído
(digestão intracorporal).
Os tubos digestivos podem ser incompletos, se possuírem uma única abertura (funcionando como boca e ânus), e completos, se possuírem duas aberturas independentes.
INGESTÃO, DIGESTÃO E ABSORÇÃO
Os alimentos obtidos por pinocitose ou por fagocitose são submetidos a um processo de digestão intracelular, do qual resultam moléculas mais simples, que, posteriormente, são difundidas pelo citoplasma.
Neste processo de digestão participam vários organitos celulares, como, por exemplo, o retículo endoplasmático, o complexo de Golgi, os lisossomas e os vacúolos digestivos. 2
14-11-2010
DIGESTÃO INTRACELULAR
O processo de digestão intracelular ocorre em várias fases: Ingestão,
Digestão, Absorção e Excreção.
Este tipo de digestão ocorre em alguns organismos heterotróficos pluricelulares (ex: esponjas e medusas) e na maioria dos organismos heterotróficos unicelulares, como, por exemplo, a amiba.