dificuldades no aprender
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA
DISCIPLINA: TEORIA E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
PRISCILA FERREIRA DE LIMA
FICHAMENTO ACERCA DO TEXTO: Currículo: Tendências e Filosofia.
JOÃO CÂMARA /RN
06/02/14
BERTICELLI, Ireno Antonio. Currículo: Tendências e filosofia. In: COSTA, Marisa Vorraber. O currículo nos limiares do contemporâneo. 3.ed. Rio de janeiro: DP & A, 2001.
Currículo Tendências e Filosofia
Segundo Berticelli, O currículo é construção, subtende-se que várias formas que assume obedecem a discursividades diferentes, em que habitam filosofias resultantes das intencionalidades que o produzem, nos diversos tempos e nos mais diferentes lugares.O currículo ocupa o lugar de transcrição, reprodução e criação a respeito do que a escola faz, para quem faz e deixa de fazer .Sendo importante ressaltar que o termo currículo é antigo e vem passando por períodos de transformações conceituais ao longo de décadas.
O currículo já ocupou vários conceitos com base em determinados momentos no contexto histórico, filosófico e cultural; nos dias atuais o currículo cumpre o papel de ordenamento dos saberes educativos após passar por vários conceitos fora do contexto educacional, por volta de 1940 os conceitos começam a se fundir na Grã-Betanha começam a enveredar discursos cerca da conceituação do currículo voltado para o social, observando os problemas sociais e escolares para que a partir destes, tomasse decisões cabíveis que flexibilize a construção do currículo, portanto não se concebe mais um currículo empedrado com olhos voltados para a realidade de uma minoria. Berticelli cita (Forquin1996,p. 187)”... aquilo que é realmente ensinado nas salas de aula e que está às vezes muito distante daquilo que é oficialmente prescrito”.O currículo é elaborado visando ajudar a compreender o mundo e o que o rodeia, mas quem o cria sempre impõe o que lhe é conveniente e o