as dificuldades dos alunos do ensino fundamental II em aprender equações de 1° grau
Alayde Ferreira1
Christian Cardoso2
Jussara Dias2
Leandro Albuquerque2
Tiago Almeida2
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar as dificuldades dos alunos, que cursam o 8º ano (antiga 7º série) nas escolas publicas, sobre ensino-aprendizagem de equações de 1º grau. Iremos abordar como os alunos do ensino fundamental II sentem dificuldade em entender e aprender equações do 1º grau, e sistemas de equações. Com isso, concluímos que a deficiência em relação ao ensino-aprendizagem de equações está ligada ao fato de que os alunos não compreendem as regras eles simplesmente decoram as mesmas.
Palavras-chave: Equação do 1º grau. Equações algébricas. Dificuldade de aprendizagem dos alunos.
Introdução
O objetivo fundamental da álgebra é permitir a resolução de problemas que envolvem números desconhecidos. Representando o desconhecido (incógnita) por uma letra do alfabeto, podemos traduzir a relação entre os números conhecidos e desconhecidos por meio de uma equação. Usando princípios matemáticos, podemos manipular essa equação ate torná-la o mais simples possível, permitindo, assim, estabelecer o valor do numero desconhecido.
O aumento da utilização de símbolos na álgebra proporcionou facilidades em seu aprendizado e deixou de ser privilegiou e passou a fazer parte da formação dos cidadãos. Entretanto, quando ensinada de forma mecânica acaba dificultando a aprendizagem de alguns alunos fazendo com que eles sejam reprovados.
Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar relatos sobre ensino-aprendizagem de equações de 1º grau. Para tanto, fez-se necessário: analisar as dificuldades dos alunos em entender e aprender equações do 1º grau; a organização; sistemas de equações e distribuição dos conteúdos de matemática em educação básica.
A dificuldade na compreensão das operações com incógnita e na estruturação das equações
Sabe-se que muitos alunos sentem