Dificuldades frequentes na norma culta
1) Uso de mal e mau
* mau – contrário de bom ( Ele estava de mau humor ) * mal _ contrário de bem ( Ele é muito mal-humorado ) 2) Uso de porque (e variações) * por que
a) nas perguntas ( Por que você não veio à festa? )
b) quando se subentende a palavra motivo ( Ele não me disse por que faltou à aula.)
c) quando puder ser substituído por pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais ( Não vou lhe dizer as razões por que deixei de vir à aula.)
d) no final de frase recebe acento circunflexo ( Você não veio à festa por quê ?
* porque a) quando equivale a pois, uma vez que ( Não vim à aula porque estava doente.) b) com acento quando é substantivo ( Não sei o porquê de sua ausência. )
3).Este, isto/esse, isso/aquele
* este, isto – use para fazer referência a alguma coisa que vai ser ou acaba de ser mencionada.
Ex.: O projeto do governo é este: acabar pouco a pouco com o vestibular. Acabar com a corrupção e criar mais emprego.Isto é o que todo candidato diz antes de ser eleito. * esse, isso –refere-se a algo já mencionado
Ex.: como já lhe disse, o projeto do governo era esse.
Não use o demonstrativo sem estar seguro da palavra a que ele se refere. Você estará cometendo um erro de coesão se logo na primeira frase escrever algo como: “O governo não está preocupado com esse problema da educação”. “Esse” refere-se algo já dito: logo, seu emprego está incorreto. Seria melhor escrever. “O governo não está preocupado com a educação”.
Nas indicações de tempo use: * este, esta- para tempo presente em relação à pessoa que fala.(Tenho pensado muito em você nestes últimos dias.)
* Esse, essa – para tempo passado ou futuro não muito distantes de quem fala.( Você vai ver que esse dia há de chegar.) / ( Nessas horas ninguém aparece para dar uma ajuda.)
* Esse (e