Diferenças entre sociologia geral e jurídica
- Sociologia (do latim socius = companheiro + do grego logia = estudo, tratado) é o ramo da ciência que estuda as relações que se estabelecem entre pessoas que vivem num grupo social ou numa comunidade, e também as relações que se estabelecem entre diferentes grupos sociais que convivem no âmbito de uma sociedade mais ampla. Essas relações constituem os chamados fatos sociais.
- As relações sociais concretizam-se por meio de valores, normas, leis e instituições, consciente ou inconscientemente incorporados pelos indivíduos que constituem a sociedade.
- Sociologia Jurídica (ou Sociologia do Direito) é o ramo do conhecimento que investiga a realidade social sob a perspectiva do Direito, ou seja, a conduta social observada como fenômeno jurídico.
- A Sociologia Jurídica não é ciência autônoma, embora seja estudada nas Faculdades de Direito como disciplina isolada – em geral, a seguir à disciplina Introdução à Sociologia, às vezes denominada, simplesmente, Sociologia – a Sociologia Jurídica é um ramo da Sociologia Geral, sendo, portanto, uma ciência aplicada, de caráter interdisciplinar, pois emprega conceitos tanto da Sociologia quanto do Direito e, subsidiariamente, também, da Filosofia, da Economia e da Psicologia.
- O objeto de estudo da Sociologia Jurídica é o Direito como fenômeno social, grupal ou não.
- Sociologia Jurídica não é o mesmo que Sociologia Legal. Enquanto Sociologia Jurídica e Sociologia do Direito são expressões equivalentes, a Sociologia Legal é mais restrita, pois limita seu campo de estudo ao fenômeno social, conforme regulado simplesmente pela lei. Assim como o Direito não se restringe meramente às leis, o campo de estudo Sociologia Jurídica é bem mais amplo do que o da Sociologia Legal.
→ A Sociologia Jurídica subdivide-se em dois campos:
a) Sociologia Jurídica teórica (ou geral, ou ainda, básica):
- A Sociologia Jurídica teórica ocupa-se em construir e/ou testar modelos