Henri moissan
Henri Moissan
Henri Moissan foi um químico Frânces, nascido a 28 de Setembro de 1852 em Paris. Henri Moissan estudou no Colégio Meaux , no Instituto de agronomia de Paris e no Instituto de Toxicología. Trabalhou no Museu de História Natural de Parir e nos laboratórios de Edmond Frémy.
Foi professor na Escola superior de Farmácia desde 1879, e também professor de química na Universidade de Paris a partir de 1900.
Entre suas contribuições científicas mais notáveis, em 1886 tornou-se conhecido por o isolamento do Flúor na forma de um gás amarelo esverdeado, por eletrólise de uma solução de fluoreto de hidrogénio e potássio (KHF) em fluoreto de hidrogénio (HF). A existência de Flúor já era conhecida desde alguns anos, porém todos os intentos de obtê-lo haviam fracassado, inclusive alguns pesquisadores morreram como consequência das experiências para a sua obtenção.
Henri Moissan também criou um forno eléctrico de arco (forno de Moissan) capaz de chegar a temperaturas de 4100 °C, para permitir reduzir os minerais de certos metais, como o Urânio, Cromo, Tungsténio, Vanádio, Manganês, Titânio e Molibdémio.
Moissan ingressou na Academia de Ciências em 1891. Em 1893 demonstrou o seu método de preparação de pequenos diamantes artificiais a partir de
Carbono dissolvido em Ferro fundido.
Instituto de Agronomia de Paris
Flúor
Faleceu repentinamente em Paris, a 1907, pouco depois do seu retorno de Estocolmo, após receber o prémio Nobel de Química. Não se sabe se as suas experiências com o elemento Flúor contribuíram para a sua morte