Diferenças entre criança e infância na sociedade atual
A criança entende desde que nasce que a escola é um lugar social mais importante depois da família, é neste meio e na ligação com a escola que ela desenvolve o conhecimento relacionando com outras pessoas e com o meio a qual vivem criando e dando significados a estes. A família está por trás do sucesso escolar dos filhos, se colocarem para que isso aconteça, pois é nela que eles encontram um ambiente de afeição e de muita confiança, mas também poder ser de preocupações, dúvidas, negação, discriminação e até mesmo de violência, pois como diz ABUCHAIM (2009, P. 39) “Isso representa um direito da família e uma necessidade da escola”.
É interessante que tenhamos em mente que a educação e infância são elementos importantes no desenvolvimento da criança, então o grande desafio desta pesquisa é esclarecer cuidadosamente a concepção que tem a criança da infância e, portanto compreender, analisar, investigar suas ações e suas fases tanto na parte do seu nascimento, desenvolvimento e aprendizagem. Para Castro (2009, p. 04): Faz-se necessário lembrar que as definições de infância podem tomar diferentes formas de acordo com os referenciais que tomamos para concebê-las. A palavra infância evoca um período da vida humana. É um período que poderíamos chamar de construção/apropriação de um sistema de comunicação, de signos e sinais destinados a fazer-se ouvir.
Os aparecimentos dos movimentos sociais lutaram e lutam até hoje para defender e permitir que todas as crianças tenham uma infância livre de qualquer aproveitamento, criança é criança, todas têm o mesmos direitos e deveres, direitos de ir e vir, brincar, estudar, ser e de viver, agir, pensar e de se expressar. Os tempos modernos inseriam nas famílias certas distancia da criança do contato coletivo ao que se considera a mesma como pessoa do futuro, mas com isso às vezes o preço é alto, onde os pais, por assim pensar, acabam sacrificando a