Contabilidade
Com o surgimento da globalização e expansão dos mercados - resultando no acirramento da concorrência, as empresas tiveram que investir em tecnologia e aprimorar os controles e procedimentos internos, com o interesse de reduzir custos e tornar seus negócios mais competitivos.
Entretanto, a necessidade de capitais para investimentos tornou necessária a captação de recursos de terceiros. Para que terceiros disponibilizassem recursos, exigiam que as demonstrações financeiras da entidade fossem analisadas por profissionais que não tivessem ligação com a mesma, ou seja, alguém independente. Surge então a profissão do auditor, profissional responsável em analisar as contas e emitir uma opinião.
Auditorias são realizadas para gerenciar e confirmar correções de procedimentos da contabilidade de uma empresa. A auditoria evoluiu como uma necessidade dos negócios, uma vez que se tornou evidente que uma forma padronizada de contabilidade deve existir para evitar fraudes. Desenvolveu-se em um campo padronizado, ainda assim complexo, que é considerado como um procedimento importante na gestão de finanças e negócios.
Em síntese, a causa da evolução da auditoria foi a do desenvolvimento econômico dos países, do crescimento das empresas e expansão das atividades produtoras, gerando crescente complexidade na administração dos negócios e de práticas financeiras.
A auditoria é um ramo da gestão financeira preocupado com a avaliação do estado financeiro interno de uma empresa. Auditorias são avaliações da capacidade financeira de uma empresa. As empresas preparam demonstrações financeiras de suas atividades, que representam seu desempenho geral. Essas demonstrações financeiras são avaliadas por auditores, de acordo com os padrões geralmente aceitos da indústria. Eles são examinados com precisão e imparcialidade em relatórios. É esperado que as empresas sejam aprovadas em auditorias, visto que resultados são muito importantes para a reputação e o