Filosofia
A construção histórico-filosófica do conceito de infância
INTRODUÇÃO
Procuramos através deste trabalho discutir sobre os vários rostos da infância e suas respectivas formas de educação. Na busca do entendimento da concepção do que é infância e do processo de desenvolvimento infantil e das diferentes formas de educá-la. Vamos analisar osdiversos modos de vida e educação da criança através das gerações. Os significados da infância são construídos socialmente, sofreram e ainda sofrem mudanças de acordo com as mudanças culturais influenciadas pelas transformações políticas, econômicas e sociais que levam a mudanças no âmbito familiar.
O conceito de infância tem sido alterado no decorrer dos séculos. Vamos procurar compreender a evolução desse conceito e da educação voltada para as mudanças sociais e do comportamento humano.
Para chegarmos ao conceito atual da infância, vamos analisar as mudanças conceituais no decorrer dos tempos, realizando reflexões sobre a infância da idade média e a infância atuale as diversas concepções teóricas sobre infância e educação infantil.
Na Idade Média não havia a preocupação quanto ao desenvolvimento infantil, ainda não havia a consciência quanto às diferenças entre adultos e crianças que eram vistas como um adulto em miniatura. Na Modernidade surge a preocupação, por partes dos adultos, em educar, cuidar e proteger as crianças e é nesse momento que a instituição escolar e os responsáveis legais pelas crianças passam a ter um importante papel na formação das mesmas. Vamos chegar aos dias de hoje com diversos tipos de infâncias, aquela onde as crianças são mimadas e protegidas ao extremo, outras com a maturidade precoce, outas onde a vida das crianças volta a se misturar a vida dos adultos, com muitos compromissos diários, afazeres diversos. Muitas crianças são impelidas a ajudar no sustento de sua família, outras são levadas para comerciais onde têm a