Projeto de informática na educação
Professora: Márcia Lucia de Aragão Gomes
I – Introdução:
A informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa tecnologia.
Houve época em que era necessário justificar a introdução da informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância.
Sob a ótica construcionista do uso do computador, Valente, 1995 ressalta sua importância, enquanto ferramenta pedagógica, capaz de contribuir para evolução cognitiva do educando, seja na construção de algo novo, seja na resolução de seus problemas. Essa interação com o computador exige do aluno todo um processo de reflexão, que de acordo com Piaget, citado por Valente, “pode-se produzir níveis de abstração”, que por sua vez, “podem provocar alterações na estrutura mental do educando”.
De acordo com (FRÓES) “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.”
BORBA (2001) vai um pouco mais além, quando coloca “seres-humanos-com-mídias” dizendo que “ os seres humanos são constituídos por técnicas que estendem e modificam o seu raciocínio e, ao mesmo tempo, esses mesmos seres humanos estão constantemente transformando essas técnicas.” ( p.46)
Dessa mesma forma devemos entender a informática. Ela não é uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Quando a usamos, estamos sendo